Por vezes sente vontar de se libertar da sua pele, especialmente do couro cabeludo? O couro cabeludo seco, com comichão e irritado fazem com que se distraia? Explicamos-lhe porque o seu couro cabeludo está fora de controlo e, mais importante, como pode recuperar o controlo e o equilíbrio
O couro cabeludo de algumas pessoas é sempre um pouco mais sensível, enquanto para outras esta situação ocorre esporadicamente. Os culpados podem ser o clima, colorações ou permanentes que foram aplicadas incorretamente ou produtos de cuidado desadequados. A fisiologia também tem um papel importante. O stress pode também influenciar a pele e o equilíbrio do couro cabeludo.
Tal como a pele, o couro cabeludo é coberto por uma camada protetora. Pense nesta camada como uma parede de tijolos. O cimento entre os tijolos são lípidos, como por exemplo, substâncias gordurosas. As influências externas podem levar à remocção de parte destes lípidos. Como resultado a barreira (a nossa parede de tijolos) torna-se mais fraca. A hidratação escapa e substâncias irritantes podem entrar. Isto irrita o couro cabeludo que reage com comichão, ardor, vermelhidão, caspa ou secura.
Lava o seu cabelo diariamente e depois usa produtos de styling com álcool, como gel ou espuma? Com o tempo, isto irá secar o couro cabeludo. Se precisa de lavar o cabelo todos os dias, deve usar um champô suave. Deixe de parte os produtos de styling com álcool durante algum tempo e penteie o cabelo usando sprays condicionadores, laca ou cera.
O ar seco aquecido no inverno e o ar condicionado no verão danificam a pele, incluindo o couro cabeludo. Nestes tempos, champôs hidratantes, condicionadores e produtos de cuidado sem enxaguar são uma verdadeira benção para o cabelo e couro cabeludo. Neste processo, repõe as reservas de hidratação do couro cabeludo sem adicionar lípiods em grandes quantidades. Os lípidos podem tornam o cabelo pesado, especialmente se for fino.
Comichão persistente pode ser um sintoma de uma doença fúngica no couro cabeludo. Vermelhidão e grandes flocos de caspa tornam esta possibilidade ainda mais provável, O couro cabeludo oleoso é particularmente propenso a um grande crescimento de fungos porque estes gostam deste tipo de ambiente. Se o seu couro cabeludo é oleoso e sente comichão, deve consultar um dermatologista.