Flocos brancos de caspa nas roupas escuras é muito aborrecido. Explicamos como pode acabar rapidamente com a caspa
Desde já, queremos que não se sinta embarassada para ter caspa. Todas as pessoas têm problemas de caspa durante a vida. Na realidade, a formação de caspa é bastante normal e um processo saudável. A nossa pele renova-se constantemente. Neste processo, as células velhas morrem depois de um ciclo de vida de cerca de 28 dias e dão lugar a novas células. Uma vez que as células são demasiado pequenas para serem vistas a olho nu, normalmente não nos apercebemos deste processo.
Lavar o cabelo é suficiente para eliminar as células mortas. As células apenas se tornam visíveis quando o couro cabeludo produz demasiadas células. Isto não está necessariamente relacionado com um couro cabeludo seco. Pessoas com o couro cabeludo oleoso também podem ter caspa.
Todas as pessoas têm caspa uma vez que o couro cabeludo se renova constantemente. Porque algumas pessoas têm caspa visível?
O couro cabeludo de todas as pessoas contém alguns tipos de fungos (Pityrosporon ovale). Quando estes fungos existem na pele em quantidades excessivas, os produtos resultantes do metabolismo dos fungos irritam o couro cabeludo, que responde com uma maior produção de caspa. A formação de caspa também depende de fatores individuais, idade e clima. Pouca exposição à luz solar no inverno, em particular à luz UV, promove a produção de caspa. A rotina de cuidado do cabelo também é importante. A formação de caspa também surge quando o cabelo não é lavado com a frequência necessária.
Quando é que a caspa torna necessária a visita a um dermatologista?
O couro cabeludo pode ficar inflamado quando a produção de caspa é acompanhada de pele irritada e com comichão. Certos tipos de doenças de pele como eczema ou psoaríase podem levar a um aumento da formação de caspa. Nestes casos, deve procurar o aconselhamento de um dermatologista.
A caspa e a comichão no couro cabeludo surgem sempre associados?
Não necessariamente. Formação de caspa moderada ocorre sempre sem mais sintomas. Só quando a formação de caspa se agrava é que origina a comichão.
Lavar o cabelo com muita frequência ou água dura podem promover a formação de caspa?
O clima e outros fatores ambientais podem influenciar a formação de caspa. Ar aquecido e seco ou pouco sol no inverno promobem a formação de caspa. Secar o cabelo com o secador demasiado quente também pode secar o couro cabeludo e levar à consequente formação de caspa. No entanto, a qualidade da água não tem influência. ao contrário dos sabonetes, os champôs modernos limpam e suavizam bem mesmo quando a água é dura. A formação de caspa sem outros sintomas não é uma doença e pode ser tratada com sucesso a longo prazo usando produtos adequados e champôs anti-caspa.
Uma pessoa com cabelo oleoso pode ter caspa?
Sim, é possível. Na presença de glândulas sebáceas muito ativas, o seco faz com que os flocos de caspa se agarrem, mas eles continuam lá.
É necessário continuar a usar um champô anti-caspa a partir do momento em que uma pessoa teve problemas de caspa?
Não, com o cuidado adequado a caspa pode ser curada por um longo período de tempo. Não é necessário usar um champõ anti-caspa para o resto da vida. Quando notar que têm caspa, pode tratá-la imediatamente com eficazes champôs anti-caspa. Estão disponíveis vários agentes ativos contra a caspa. O piritionato de zinco, por exemplo, combate o crescimento excessivo dos fungos no couro cabeludo e reduz o excesso de formação de caspa.
Os champôs anti-caspa são mais agressivos para o cabelo?
Não, não existe motivo para preocupação acerca do uso regular de champôs anti-caspa. Pode deixar o champô anti-caspa aturar no couro cabeludo durante mais tempo (cerca de dois minutos). Assim permite que os ingredientes ativos tenham mais tempo para atuar. Também se recomenda lavar o cabelo frequentemente para remover a caspa solta.
- Evite irritações no couro cabeludo, que pode ser causada por alvar o cabelo com água muito quente, esfregar com a toalha com demasiada força, o uso de escovas duras ou secar o cabelo com o secador muito quente
- Se notar que tem caspa, evite irritações adicionais ao couro cabeludo como colorações, alisamentos ou permanentes
- Se o seu cabelo é seco e estragado, o champô anti-caspa pode secá-lo mais. Por isso, deve usar um condicionador ou produto de cuidado depois de cada lavagem
- Hábitos alimentares pouco saudáveis e/ou stress prolongado por si só não levam à formação de caspa mas podem contribuir para aumentar o problema